terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Aleluia?!

Nos meus anos de renovação carismática tive a oportunidade divina de experimentar a benção do repouso no espirito. Uma sensação inexplicável do paraíso, no qual o corpo sustento pela força divina repousa enquanto o espirito se embebeda do poder de Deus. Certa de que conheço a sensação do êxtase do poder divino é que conto tal heresia. 

Alguns meses atrás fui convidada para ir à um culto, pois viria um pastor daqueles de fogo que revela até a cor da sua roupa intima. E lá fui eu...!!! 

Chegando ao tal culto tudo corria muito bem, até que levantou o tal 
pastor. O homem pegou o microfone, deu um gloria Deus potente e se perdeu daí por diante. Começou a orar pausadamente pedindo que o povo repetisse. Problema nenhum teria se as frases não se repetissem pelo menos umas 20 vezes. O louvor até que estava gostoso, mas podendo ter parado aí ... lá foi o pastor para o exibicionismo, se me permitem falar assim. 

Citou um nome qualquer, desses comuns que qualquer lugar pode ter um presente. Falou de sofrimento e quem hoje não sofre afinal?!  Disse que ela ia cair e num é que caiu. Assim começou a sequencia dominó. Tocava em um caía. Tocava em outro e lá ia para o chão. 

Confesso que eu inculcada me pus bem na frente do tal pastor. Tinha que ver se era o poder de Deus mesmo. O obreiro do senhor me mandou fechar o olho, a ajudante pôs as mãos em mim. O homem gritava que eu ia cair, enquanto isso a mulher me puxava fortemente para trás. Ele empurrava minha testa com o polegar e já estava chegando ao ponto de sentir dor. Eu sentia medo até de alguém por o pé para eu cair. Resolvi ceder e deitar por que eles não iam desistir. 

O pastor gritava alguma revelação e errava muitas por sinal. Quando acertava, estufava o peito e dizia "Sou profeta ou não sou!" com ar de orgulho humano. Nada de divino existia naquilo. Pior foi no final que segundo ele Deus estava falando que dez pessoas doariam R$ 100. Eu tive que rir!!! 

Como pode usar a pressão emocional para falar de fé?! Que necessidade de ser profeta, que no meu ver, daquele fundo quintal cheio de folha. Pura indução!!! Usufruto da sensibilidade humana. Aquilo não chegava nem perto do poder verdadeiro de Deus. Além mais Deus não infla o ego de ninguém nem mesmo é instrumento para isso. Servo mesmo do criador se esconde para Deus aparecer. Entende que o alvo da grande obra de luz é levar pessoas para o coração do pai e nada além disso. 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Rosa do deserto


Ela era uma rosa que toda hora mudava de cor. Toda hora mudava de espaço, de estado e de canção. Ela conhecia os prazeres da essência. Conhecia a doçura de um toque e o cheiro do amor. 
Até que a doce rosa brotou em uma cidade que o sol não aquece, onde as pessoas não  conhecem o valor da confiança, a fortaleza de um segredo e a doçura de uma amizade. 

Ela achou triste essa cidade e sente frio quase todo tempo. A rosa do deserto se sente só e as vezes até mesmo vazia. Não sabe como as pessoas podem ser tão fria e tão sem amor. 

Ela lembra, as vezes, das pessoas magicas que conhecia e chora sozinha sua dor. Tentam pisa-la para a esmagar por sentirem ódio da sua beleza. Mas ela é protegida pelo amor e pela luz que desce do céu. 

A rosa do deserto guarda dentro de si as coisas boas que traz consigo. Isso é o que a sustenta nos dias vazios e secos de chuva. Se alimenta da esperança de lembranças que outrora criou. E se sente forte quando se sente fraca. 

Um dia vai conseguir florescer em outro lugar, onde as pessoas são sinceras e onde o sol aquece a cidade. Onde ela possa contemplar suas estrelas e se sentir em paz. 

sábado, 20 de setembro de 2014

"Hoje eu sonhei com a saudade."

Mas o que é sonhar com a saudade afinal? É se sentir parte de um todo, ontem, hoje e amanhã. É perceber que somos parte da saudade, seja nossa ou de alguém, até sermos parte do outro. É saber que talvez o que sentimos saudade nunca volte. Ou se jogar num abraço choroso do reencontro de que esperamos anos a fio. Talvez a saudade seja a solidão acompanhada de lembranças que nunca se foram. Quem sabe até a ausência da nossa própria presença injustificada. "Hoje eu sonhei com a saudade." E talvez sonhar com a saudade seja sentir uma realidade oprimida. Ser parte de um todo, mas ainda sim ser parte de mim mesmo.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Metamorfose Nostálgica

Saudades de quando o tempo era meu e eu fazia dele a minha fantasia. Quando eu andava com passos de bailarina, tão leve que até o vento poderia me levar. Talvez a gente só entenda que era feliz quando passa por dias tristes. Só entenda a companhia quando vive a solidão. E ai quando nada parece valer o esforço que você fez tudo fica meio cinza. O incomodo invade o corpo todo e você tem certeza do que precisa manter a distancia. A mudança parece sua unica saída e abrir mão de sonhos que não passaram de utopia talvez seja a única decisão.


sábado, 13 de setembro de 2014

Que país é esse?

Fale agora ou cale-se para sempre!


“Começa agora o horário eleitoral obrigatório. Dentro de alguns minutos 
voltaremos com a nossa programação normal.”


Agora que o aviso já foi dado e temos alguns minutos com a televisão desligada é justo conversar. Vamos começar falando dessa tal Democracia. “Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. É um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade*.” Sim, temos o poder de eleger quem nós queremos, mas e depois? Depois a decisão foge simplesmente das nossas mãos. Não votamos em leis, ninguém nos pergunta o que é melhor. Então vamos questionar essa tal democracia. Somos um Brasil democrático, mas o voto é obrigatório e a propaganda eleitoral nos meios de comunicação também é. Mas a democracia não era a institucionalização da liberdade? Então o que houve?

Desculpem-me por ser tão injusta falando assim, afinal está tudo bem, todo mundo está feliz. O salário subiu, o desemprego caiu! Então nada mais justo que aumentar a luz, o preço dos alimentos, os juros. Afinal o Brasil é um país rico e não existe família sobrevivendo com um salário mínimo, ou devo dizer micro? Faça-me o favor né! Que país é esse?
Temos mais 20 minutos de propaganda eleitoral e agora vamos ligar a televisão para descontrair a conversa. Tem um homem falando um monte de coisas. Esse texto está gravado na sua memória ou ele está lendo? Bom, seja lá o que for é cheio de promessas utópica e provavelmente não foi ele quem escreveu. Que políticos mais robóticos! Será que fazem parte da mesma companhia teatral?

É ano de eleição e isso é preocupante, pois temos mais quantidade do que qualidade. É o Zé da feira, a Maria da padaria, o pastor da tal igreja, a Joana da esquina. A propaganda avisa: “Pense, pesquise o passado dos candidatos. Quatro anos é muito tempo, principalmente quando as coisas não vão bem.” E a verdade é que não que as coisas não estão bem, elas estão péssimas. E o que fazer quando a maioria não tem passado? E quando tem um histórico, o que fazer quando é sujo? Perdoar e dar uma chance? Afinal, o candidato pode ter feito analise e agora é um ser humano melhor e que não se corrompe diante do poder. Isso é talvez cair no vicio da inocência, pois em ano de eleição todo mundo parece convertido a Deus. Mas a verdade é que nossa pátria amada está cada dia mais como uma novela mexicana. Eles de um lado tentando fazer com que nós tenhamos uma visão mais otimista dessa sujeira que ninguém pretende limpar. E nós do outro sentado no sofá afirmando que não tem mais jeito.

Há poucos anos atrás tínhamos voz ativa nas ruas. Mudavam as coisas na insistência. E agora? Onde estão aqueles jovens idealistas? Envelheceram e esqueceram-se de passar essa herança aos seus filhos ou estão cansados demais para lutar? As eleições estão chegando e quem está lá em cima não se preocupa em selecionar melhor quem pode se candidatar. Mas nós podemos selecionar bem quem pode ganhar ou perder. Não somos crianças vendo desenho animado por 30 minutos antes de uma novela começar, embora esteja sendo criada uma sociedade de adultos infantilizados. Somos a grande maioria e se eles não fizerem nada nós devemos fazer. Por que quem estava certo era Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”.



* Fonte: http://www.embaixada-americana.org.br/democracia/what.htm
* Texto criado em agosto de 2008

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Storytelling

Storytelling é a mais antiga forma de passar conhecimento através de gerações. Ela representa também como olhamos para diversos fatos e tomamos opiniões, já que somos influenciados por histórias e pela forma como as interpretamos. 
As pessoas que contam e acreditam em histórias iguais possuem valores semelhantes. A visão de mundo que temos é, simplesmente, uma coleção de histórias sobre fatos que acreditamos. Logo, uma boa história é fundamental para criar uma sensação de “nós”.
Histórias compartilhadas, valores compartilhados, visões de mundo compartilhadas. A ideia de pertencer a um grupo específico, uma tribo. Sem uma história, não há conflito, porque não é possível existir “nós” se não houver “eles”.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sobre a morte do Político

Todos falando de Eduardo Campos. Várias mensagens lindas de um homem bom. Eu fico me perguntando: Se o cara era o melhor candidato como estão falando, por que ninguém falava sobre ele e seus projetos no Facebook antes dele morrer? Será que essa galera iria votar nele? Será que essas pessoas que fala mal da da Dilma vão mesmo não votar nela? Não é uma apologia ao governo do PT até por que meu voto nunca foi e nunca será deles.

Santa Hipocrisia né! Acredito que malandro não tem o que dizer e fica por ai repetindo o que o outro diz feito papagaio. Que porcaria é essa ? "Depois que o cara morre é que o povo reconhece?" Quero saber dessa galera que está exaltando o politico falecido ao menos um dos projetos que ele tinha para nosso país.

Povo despolitizado! E para com essa besteira de dizer que foi a Dilma que mandou derrubar o avião do adversário. Foi crime político foi?! Tem como provar cidadão? Sabia que CALÚNIA (art. 138) é CRIME que viola a HONRA ? Não né?! Foi o que eu imaginei. Mas o que esperar de uma mente massiva que nem para pra pensar e sai repetindo o que lê como se fosse a verdade absoluta dos fatos e acha que brincadeiras sérias não levam as mais duras consequências. Se fosse na ditadura esse povo estava ferrado.

Desculpa o desabafo, mas estou farta dessa ausência de questionamento e assuntos sérios sendo levados na zoeira. Farta de gente que nem sabe o que está falando, postando besteira achando que esta sendo inteligente.

Quer um país melhor? Seja um povo melhor.